sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Vamos lá acabar com este mito!

Ontem fui jantar com uns amigos. Como dois deles estão a viver fora do país, fomos às francesinhas, não fossem as crianças nascessem com cara de linguiça.
Ora, de todos os afamados tascos do Porto, que lutam pelo título de melhor francesinha, só nos faltava experimentar um: O bufete Fase, que todo mundo dizia ter as melhores das melhores.
E tenho a dizer que... Estão enganados. Não são, de todo as melhores. Falham ali várias coisas que, para mim (que isto gostos não se discute) arruínam totalmente uma francesinha como deve ser: 

  1. O molho era muito fino
  2. O pão ficou empapado e mole
  3. Não tinha ovo
  4. As batatas eram das congeladas.
Se eu sou muito esquisita? Pá, talvez. Mas nisto das comidas que têm calorias para uma semana inteira, eu tenho um lema: A fazer mal, pelo menos que seja como deve ser! 

Curiosamente, a melhor francesinha que comi até hoje - aliás, é melhor não dizer isto assim, para não não vir cá um tripeiro insultar-me - a minha francesinha preferida é em Braga, Lamentavelmente, meus caros, é verdade. As da Taberna Belga ou da Taberna Holandesa são perfeitas! Antes disso a minha preferida era lá na terrinha. Mas depois de ter experimentado estas, parece que nenhuma outra está à altura. O molho maravilhoso, com a textura e o sabor certos, o ovinho lá em cima, a pedir para furar a gema com as batatinhas fritas a sério (as outras não são a sério). Hummmm... Ca boas!

Portanto, no Porto, o Café Santiago continua a manter a coroa das melhores francesinhas, embora eu também goste bastante das do Cufra!

Se algum amante desta bela iguaria quiser partilhar outros locais de culto, faça favor, para a malta ir lá experimentar!.

Ah, e Bom Natal!

5 comentários:

  1. Espinho, Restaurante Maracanã. E Tappas Caffe na Madalena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fui às francesinhas em forno a lenha de Canelas, mas, incompreensivelmente, ainda não fui ao Tappas! Coméqué possível? Toda a gene diz que são ótimas!

      Eliminar
    2. Em Espinho já vou há alguns anitos, porque o restaurante é da família de uma amiga, mas as francesinhas em forno de lenha são divinais. Recentemente fui ao Tappas Caffé na Madalena e adorei. Não só as francesinhas, como o atendimento. Muito simpáticos, muito divertidos, ambiente super descontraído. Pelo que percebi está sempre cheio. Ou reservas, ou vais com espírito para esperar. Mas recomendo. E a sangria também é muito boa ;)

      Eliminar
  2. Ritz ou o mítico Guarda-Sol na Povoa de Varzim ;) e o Inova também é muito bom! Mas lá está.. tudo depende do gosto das pessoas, eu adoooro estes molhos.. e os do porto não gosto tanto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma das minhas amigas é de Vila do Conde e já me falou no Ritz. Diz que são mesmo muito boas. Vou ter de lá ir provar!

      Eliminar