Já se sabe que estamos num país de corruptos. Infelizmente, dos nossos políticos, contam-se pelos dedos aqueles que são honestos. Aliás, honesto talvez seja um exagero. Um bocadinho mais sérios, digamos.
Agora, o que me irrita mesmo, é quando surgem dois caramelos que acham que estão acima das leis! E quando os tribunais não têm tomates para tomar decisões efectivas.
Fez-se a porra de uma Lei da Limitação de Mandatos, que impede que presidentes de câmara de juntas de freguesia se candidatem mais de três mandatos consecutivos. Se concordo com a lei? Não! Não creio que seja muito apropriada à Democracia em que, teoricamente, vivemos. Se os presidentes das câmaras de Viseu, de Braga ou de Vila Nova de Poiares (mais uns quantos concelhos e incontáveis freguesias) estão no poder há décadas, é por decisão do povo. Até que ponto é justo impedir os cidadãos de continuarem a votar naqueles candidatos?
Por outro lado, temos as questões das vicissitudes do poder e tudo e tudo. Mas a verdade, é que a lei não se aplica aos senhores deputados. Hum... Porque será??
Além disso, quem criou a lei, com certeza não tem conhecimento da dificuldade que é conseguir-se candidatos decentes para juntas de freguesia perdidas no meio do nada, que não dão protagonismo, antes muito trabalho.
Mas enfim. A Lei foi criada, aprovada e implementada. Deve ser cumprida. Mas nãooooo!! Agora vêm dois caramelos convencidos de que estão acima da lei e decidem candidatar-se às câmaras dos concelhos vizinhos. A Lei, simples (demasiado) deu aso a inúmeras interpretações e agora cá andamos com o Menezes e o Seara a fazer campanha, a querer passar por cima de uma lei e de dezenas de políticos que se resignaram a aceitar a mesma.
Resta saber se os tribunais vão ter um momento de lucidez (e de coragem) e bater o pé aos dois senhores. O Constitucional deu um sinal, ao rejeitar a análise do recurso que Menezes interpôs para contestar a legitimidade do movimento que o quer impedir de se candidatar. E o que é que o senhor tem a dizer sobre isto? Que é uma questão meramente processual, que existem mais juízes e que vai mesmo ser candidato ao Porto.
A ver vamos. A ver vamos!
Aprecio muito o seu blog. Todos os dias tenho visitado o mesmo e delicio-me com os seus posts. Espero que continue com o bom trabalho.
ResponderEliminarCumprimentos
Margarida Fonseca Dias
www.europeanemaildatabases.com