sábado, 8 de junho de 2013

'O Outono do Patriarca'

Acabei mais um livro. Finalmente! Isto de ler dez minutos por dia (no metro, cinco para cada lado), faz a coisa muito demorada! 
Apesar de não ser louca pelo García Márquez (o 'Cem Anos de Solidão' foi giro, levezinho), fiquei surpreendida com 'O Outono do Patricarca'. Por diversas vezes ia morrendo com falta de ar. Não porque o livro tivesse assim tanto suspense, mas porque o senhor decidiu colocar, no livro todo, assim na loucura, um ponto final por capítulo. Não contente, ainda mistura narrativa com discurso directo, sem um único parágrafo e faz uma gincana enorme com os personagens, que dá a volta ao miolo e nos faz voltar atrás meia dúzia de vezes para perceber quem está a 'falar'.
A história conta a vida de um ditador, um general que não se sabe ao certo quantos anos viveu (estima-se que devem ter sido mais de cem e menos de 200 e tal), que assistiu à passagem de dois cometas, que teve centenas (milhares???) de filhos que nasciam de sete meses, que mandou matar os inimigos, que tinha um testículo herniano, que vendeu o mar em lotes aos americanos e que acabou por morrer na mansão que as vacas e as galinhas invadiram.
Assim resumido por mim não parece grande coisa, mas garanto que é interessante. 

Sem comentários:

Enviar um comentário